Uma coletiva mediúnica no evento da ABPE

No dia 7 de setembro de 2025, no Encontro promovido pela ABPE e pela Universidade Livre Pampédia, com a presença de cerca de 100 pessoas, no Centro de Estudos Espíritas Nosso Lar, em Campinas, fizemos uma experiência mediúnica coletiva. Depois de uma mesa inter-religiosa com o Bispo Primaz da Igreja Anglicana do Brasil, Dom Orvandil Moreira Barbosa, o Pastor metodista Luiz Carlos Ramos, o Pai João Tokunbó e Dora Incontri e de exposições de Maurício Zanolini, Litza Amorim, Célia Arribas, Lindemberg Castro e Dora Incontri sobre mediunidade, fez-se um convite para todos os presentes se colocarem à disposição para alguma manifestação mediúnica de psicografia.

O objetivo está dentro de nosso trabalho de resgatar a naturalidade e a espontaneidade das comunicações mediúnicas, num clima de acolhimento, boas vibrações e paz.

O resultado que obtivemos nos pareceu interessante. Entre os que receberam, há médiuns experientes, médiuns em desenvolvimento e médiuns iniciantes. Provavelmente, pelo que nos pareceu, nem todos os que psicografaram nos enviaram as mensagem.

Como é natural, algumas comunicações podem estar mais ou menos marcadas pelo estilo ou pela personalidade do médium, que jamais deixa de exercer alguma influência sobre o que recebe. Optamos por colocar apenas as iniciais dos médiuns, porque nossa intenção é apenas demonstrar a possibilidade de uma “coletiva mediúnica”, sem tensão, sem medo, sem problemas, desde que conduzida com boas intenções.

Foi um momento de muita energia e as manifestações transcorreram tranquilas e que cada leitor aprecie a profundidade de algumas e a simplicidade, que em nada compromete, de outras.

Abaixo publicamos uma seleção de mensagens com as iniciais dos médiuns:

“E que Deus nos permita escrever as mensagens que queremos passar aos irmãos em fé. Estamos juntos aqui para isso. Vamos nos unir no amor ao Cristo.”
Médium D. T.

“Olá a todos e todas!
Quero dizer da minha alegria em poder estar presente aqui neste momento de compartilhamento e congraçamento de ideias e de comunhão de objetivos.
Momentos como este estão se tornando cada vez mais raros, num mundo onde as pessoas, organizações e governos parecem estar cada vez mais voltados a conquistas de ordem material e egóica.
Quando vejo um grupo como esse, disposto a compartilhar e ouvir sobre: aproximação, troca de experiências, intimidade pessoal e espiritual.
Quando observo pessoas de diferentes formações ideológicas, pessoais e religiosas, dispostas e abertas a um diálogo honesto e produtivo sobre como podemos todos melhorar esse mundo em que vivemos.
Quando compartilham de confissões e intimidades de várias pessoas assim; eu renovo as minhas próprias esperanças de que ainda estamos num caminho de progresso da nossa humanidade.
É desejo sincero de minha parte e de muitos daqueles que aqui estão comigo, de contribuir com o crescimento e fortalecimento desse
movimento de esperança e renovação das energias que envolvem toda a nossa atmosfera terrestre.
Essa renovação começa dentro de cada um de nós que hoje estamos aqui, vivenciando essa paz de espírito e esse encontro gigante.
Deixo aqui um abraço muito agradecido a cada um e a cada uma que estiveram presentes, contribuindo com suas energias e pensando num mundo mais plural.”
Caboclo Desconhecido
Médium: F. D.

Fé 
“Hoje em tão junção com o amor
Para a pedagogia despertar
Esse encontro nos derramam 
Caminhos a trilhar
No semblante a passar
O sol a brilhar
O sereno ao cair
Todos iremos repousar
Nos caminhos a trilhar
Juntos somos fortes!
Para a pedagogia espírita trilhar
Venham amigos! De todo os cantos
Com Jesus a caminhar.”
Médium: L. B.

“Que emoção!
Dora, querida! Dó, minha amiga!
Que emoção te ver daqui! Saudades de você e do Bob. De todos os meus amigos, pessoas queridas que deixei… Que linda a Litza! Maurício, Dani e outros. Alguns que estão do lado de cá. Vejo cores, muitas cores. Cores intensas! Cores que nunca vi! Um espetáculo!
Continuo desenhando. Estou feliz com o direcionamento que vocês estão dando ao trabalho que ficou. Que minhas obras continuem a apoiar nossa querida Associação. Estou com vocês. Minha chegada precoce foi um impacto para mim, mas estou bem e em paz. Amo vocês! Sempre amarei. Estou cheia de saudades e gratidão. Obrigada pela homenagem. Chorei do lado de cá!
Obrigada, Dora.”
Katita
Médium: M. M.

Esta entrada foi publicada em Estudos mediúnicos, Pedagogia Espírita e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Uma coletiva mediúnica no evento da ABPE

  1. Avatar de Deise Deise disse:

    Para mim, a palavra que descreve essas mensagens é diversidade, e é exatamente a palavra que eu usaria para descrever as personalidades envolvidas nesse evento, e que me deixa feliz em ter participado pela primeira vez.

    Interessante também dizer que senti a presença da Katita, apesar de não tê-la conhecido. Deve ser porque amei os trabalhos dela e talvez tenhamos nos conectado em algum nível.

    Curtir

Deixe um comentário