6 respostas para Congressos espíritas: a massa e o diálogo ausente

  1. joão andré - j-kun disse:

    Alguns até o tem, mas não é idealizado fortemente como necessário. Seminários de 1 ou 3 horas e depois 30min de possível troca de ideias. Quando fui espírita já o assistia a muitos, absorvi muita coisa, e eu ainda como jovem gostava, agora imagina os outros de 14 a 30 anos, realmente vão parar para assistir? Hoje já até tem dentro desses espaço para os jovens, já é um avanço!
    O movimento espírita jovem é diferente, mas ainda carece de algo mais construtivo. Mas hoje vejo como mais do mesmo e eu já imaginava isso. Eu já até tive a ideia de levar para os centros, para se assistir e depois debater o que foi exemplificado. Com a massiva divulgação na internet hoje, até melhorou para quem não tinha como pagar, mas agora tá mais para um “Show da Fé”. Isso é uma percepção do que vivenciei, espero que mude um dia para quem ainda tá no movimento!

    Curtir

  2. Salomão Jacob Benchaya disse:

    Cabe mencionar que os congressos realizados no âmbito da CEPA-Associação Espírita Internacional e das instituições a ela vinculadas fogem desse modelo de espiritismo para as massas. São eventos que estimulam a apresentação de trabalhos por parte de estudiosos espíritas, acatam a exposição de ideias mesmo que diversas das que propõe nos chamados Temas Livres, propõem reflexão sobre temas e trabalham pela atualização permanente do espiritismo, tal como queria Kardec.

    Curtir

    • Numiers disse:

      Atualização? Desde quando princípios morais eternos podem ser atualizados? O cristianismo deve ser atualizado? Quando Jesus veio ao mundo em carne e osso disse em bom tom: “Não vim revogar a Lei, mas cumpri-la!”… E vcs aqui querendo revogá-la? É isso mesmo?

      Curtir

      • Salomão Jacob Benchaya disse:

        Prezado(a) Numiers, Note que falei em atualização permanente do espiritismo, doutrina fundada por Allan Kardec cuja preocupação com a progressividade da DE está expressa nestes trechos:
        “O Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstraram que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto; se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará.” (A Gênese, Cap. I – Caráter da Revelação Espírita).

        “O terceiro ponto, enfim, é inerente ao caráter essencialmente progressivo da Doutrina. Pelo fato de ela não se embalar com sonhos irrealizáveis, não se segue que se imobilize no presente. Apoiada tão-só nas leis da Natureza, não pode variar mais do que estas leis; mas, se uma nova lei for descoberta, tem ela que se pôr de acordo com essa lei. Não lhe cabe fechar a porta a nenhum progresso, sob pena de se suicidar. Assimilando todas as idéias reconhecidamente justas, de qualquer ordem que sejam, físicas ou metafísicas, ela jamais será ultrapassada, constituindo isso uma das principais garantias da sua perpetuidade.” (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Dos Cismas)

        “Não será, pois, invariável o programa da Doutrina, senão como referência aos princípios que hoje tenham passado à condição de verdades comprovadas. Com relação aos outros, nãos os admitirá, como há feito sempre, senão a título de hipóteses, até que sejam confirmados. Se lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ela se modificará nesse ponto.” (obra citada)

        “O princípio progressivo, que ela inscreve no seu código, será a salvaguarda da sua perenidade e a sua unidade se manterá, exatamente porque ela não assenta no princípio da imobilidade.” (obra citada)

        “Serão estas as atribuições principais da comissão central: 1°…; 2° O estudo dos novos princípios, suscetíveis de entrar no corpo da Doutrina; 3° … 15O A convocação dos congressos e assembléias gerais.” (Obras Póstumas – Constituição do Espiritismo – Comissão Central)

        Curtir

  3. Samuel Magalhães disse:

    Excelente! Parabéns pelo artigo, pela lucidez, e pela coragem!

    Curtir

  4. Pingback: Congressos espíritas: a massa e o diálogo ausente | expediente-on-line

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s