O Brasil é o coração do mundo e a pátria do evangelho?

hero-7484-newViralizou nas redes sociais um trecho editado de um evento de 2015, o 4º Congresso Espírita do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro. No trecho (vídeo abaixo) que tem sido insistentemente compartilhado pelos espíritas, o jornalista André Trigueiro propõe uma reflexão interessante. Diante de estatísticas que mostravam um número muito pequeno de brasileiros dedicados ao voluntariado, números altíssimos de homicídio, de aborto e roubo de carros, sem contar a Lava Jato que naquele ano já tinha o título de maior escândalo de corrupção da história, poderíamos afirmar que o Brasil é o coração do mundo e a pátria do evangelho?

Na roda de palestrantes que foram instigados pela provocação de Trigueiro estavam César Braga Said, Divaldo Franco, Haroldo Dutra, Alberto Almeida e Sandra Della Pola. No trecho divulgado, o vídeo foi editado e só a fala de Haroldo Dutra aparece.

O livro que afirma que o Brasil seria essa pátria do evangelho além do coração do mundo, foi escrito em 1938 pelo médium Chico Xavier, psicografando o texto do espírito Humberto de Campos (Irmão X). Em suas páginas, o autor nos mostra os bastidores dos processos decisórios dos administradores do planeta para fazerem da terra que viria a ser o Brasil, a sede do evangelho de Jesus no mundo, e que no futuro irradiaria luz, paz e fraternidade para os demais povos.

Nesses 80 anos que nos separam da publicação do livro, muitas críticas foram feitas ao seu conteúdo. As incongruências históricas como por exemplo considerar o povo português como o mais pobre e o mais trabalhador da Europa, e as incongruências narrativas como a surpresa e o choro dos anjos ao saberem de atrocidades cometidas pelos espíritos encarnados, num texto carregado de jargão católico, desafiam a razão.

Afirmações categóricas sobre o alto nível evolutivo de personagens da história brasileira como Tiradentes e Dom Pedro II sem um exame mais profundo  de suas vidas, revelando uma idealização ufanista; conceitos sem nenhuma evidência sobre o magnetismo especial da posição geográfica do Brasil, entre outras passagens, ditados por um único espírito, sem nenhum tipo de confirmação por outros médiuns e outras psicografias, sem nenhum apoio da história e da ciência, não teriam passado pelo crivo de Kardec.

Mais do que isso, em 1949, a Federação Espírita Brasileira (FEB) definiu que caberia aos espíritas do Brasil colocarem em prática a exposição contida no livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de maneira a acelerar a marcha evolutiva do Espiritismo. Essa determinação que passou a fazer parte do estatuto da instituição na ocasião do Pacto Áureo (união das instituições espíritas em torno da FEB), amarrava mais ainda ideias roustanguistas à doutrina espírita. Não por acaso no capítulo 22 do livro, Jean-Baptiste Roustaing é apresentado como um dos cooperadores de Kardec. A recente polêmica sobre a adulteração do livro A Gênese mostra que o roustanguismo se infiltrou no espiritismo assim que Kardec morreu, e veio da França para o Brasil, fincando raízes profundas, místicas e catolicizantes, que só agora começam a ser arrancadas.

No vídeo, Haroldo Dutra dramatiza as interações entre os personagens do livro. Jesus, Ismael e os anjos se envergonham, choram, se desesperam, até que o “governador da Terra” pede pra Ismael levar uma “turba de espíritos infelizes” para povoar o Brasil. Na leitura de Haroldo o Brasil é um “hospital” e não uma “galeria de arte”, não foi feito para “exibir santos”, mas sim para “regenerar seres”, já que “o que há de pior” está aqui. Esse constante reforço da ideia de oposição entre espíritos evoluídos e espíritos “caídos” é a base da influência do roustanguismo na doutrina espírita. O que no espiritismo de Kardec é aprendizado natural, evolução contínua, livre e responsável se torna tragédia, queda, punição nas doutrinas de Roustaing.

A tese central de Roustanig sobre a natureza especial do corpo de Jesus parece pontual e sem importância, mas tem consequências profundas. Se Jesus não reencarnou nas mesmas condições que todos os homens, não sofreu as dores e as delícias de uma vida física, sua forma de viver a vida, e portanto seu exemplo, perde força. Além disso, essa ideia estabelece um abismo entre os espíritos ditos evoluídos e a maioria dos espíritos encarnados que seriam atrasados evolutivamente. Esses conceitos alimentam ideias que rotulam espíritos como “trevosos”, derivando cenários de batalhas épicas entre legiões das trevas e espíritos de luz. O recorrente medo dos “espíritos obsessores”, a separação entre espiritismo e umbanda (que é considerada inferior), o tabu da mediunidade nos centros espíritas e por fim o misticismo e a falta de critério racional que dominam o mercado editorial, são consequências diretas disso.

A defesa que Haroldo faz do livro é uma defesa do posicionamento da FEB, do Pacto Áureo, do roustainguismo, ainda que ele faça isso com um verniz de humildade (ele diz que ele mesmo “é um deles”, se referindo aos “piores” espíritos que foram “trazidos” para o Brasil, arrancando aplausos de uma platéia que o idealiza e venera). O ufanismo do livro de Humberto de Campos, em consonância com o contexto histórico em que foi escrito (o nacionalismo do Estado Novo), ainda hoje desperta sentimentos de que seríamos um “povo escolhido”, e a platéia, os espíritas (que se vêem como os “verdadeiros” cristãos”), se identificam fortemente com isso e por trás do discurso cheio de suposta humildade, há uma grande pretensão.

Voltando à provocação de André Trigueiro que nos pergunta a todos se, considerando o cenário atual em que “a fome devora nossos irmãos agonizando entre riquezas e os abutres dividem o tempo em guerra e paz para banquetear os lucros” (para citar o Canto da Libertação de Herculano Pires), o Brasil seria então o coração do mundo e a pátria do evangelho?

Acho que a pergunta não faz sentido. Não podemos ser aquilo que não construímos. Se quisermos ser qualquer coisa que seja, precisamos “nos atirar, certos, serenos, firmes, seguros e confiantes, na construção desse futuro” – lembrando de novo Herculano – conscientes de que somos todos iguais. Qualquer discurso de pretensa superioridade espiritual de um povo, de um grupo, de uma corrente espiritual revela na verdade uma boa dose de vaidade, ufanismo e mistificação.

Esse post foi publicado em ética, Espiritismo e Sociedade, Movimento Espírita e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

43 respostas para O Brasil é o coração do mundo e a pátria do evangelho?

  1. Também não parece fazer sentido que um espírito superior tenha selecionado apenas um lugar para ser o exemplo evangélico, desprezando todos os outros lugares, mesmo aqueles que na história trouxeram o exemplo moral de líderes. Se houve esse planejamento ele não deu certo, o que caracterizariam Jesus como um fraco administrador. Estamos lidando com crenças que se aproximam mais do “sentir” que do “pensar”.

    Curtido por 1 pessoa

    • Marcelo Rodrigues Soares disse:

      gostei do que foi comentado no texto do artigo, mas concordo contigo no caso de “um lugar só”. Tecnicamente falando é improdutivo. Acho que temos que ser mais humildes. A verdade é uma busca contínua. O texto já e um começo.

      Curtir

  2. Ludmila Nogueira disse:

    Vale muito a pena questionar se o Brasil realmente é a pátria do Evangelho. Mas achei sem bases a afirmação de que a obra de Chico, “Brasil coração do mundo, pátria do evangelho”, estaria sob efeito de mistificação. Quais são as provas disso? A vida de Chico não nos foi o bastante para sustentar suas obras? As influências católicas no Espiritismo são uma evidência que não o desqualifica e é característica da evolução da recepção da doutrina que hoje, como o próprio Catolicismo o faz, contesta alguns rituais. Acho saudável analisar sob um viés crítico-histórico a recepção da obra em sua época de publicação e ainda questionar sua atual leitura, mas é inegável que o Brasil e seu povo foi o que mais bem acolheu a mensagem do Consolador, o que faz pesar sob nossos ombros a responsabilidade de viver sua mensagem.

    Curtido por 2 pessoas

    • Tyberio disse:

      Exceto Jesus Cristo acho necessário questionar tudo. Até o Chico. Evidentemente ele também sofreu o ruido de seu tempo, de sua cultura e dos se pares. Esse questionamento não significa a presunção pura e simples de que ele estava errado – a crítica pela crítica. Questionar significa oxigenar as respostas que serviram em determinado contexto, mas que se degradaram. Todas as perguntas são eternas, mas as respostas se esboroam segundo a segundo.

      Curtido por 1 pessoa

      • #José Carlos da Cunha disse:

        Perfeito, Tybério e basta-nos lembrar, que a DE foi construida por questionamentos, Kardec não aceitava nada sem passar pelo crivo da razão e da verdade.

        Curtir

  3. Lizandra disse:

    Perfeito o texto! Necessária a provocação. Nos estudos que frequento aqui em Matao sempre coloco essa necessidade de nós espíritas repensarmos nossas atitudes perante á vida. O que pode parecer o Bem mostra-se em diversas situações uma atitude vaidosa, o que ao meu ver, pode ser pior que o Mal que tantos temem.
    Olhar criticamente tudo que nos é oferecido é o caminho p. Uma reflexão sincera sobre a nossa doutrina

    Curtido por 1 pessoa

  4. Apinas disse:

    “Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente. Não pode existir uma economia realmente sólida e desenvolvida sem que haja uma elite cultural voltada para os bens espirituais, capaz de guiar, julgar e interpretar os esforços da comunidade”.
    Prof José Monir Nasser
    PS: Concordo plenamente c/ Haroldo Dutra Dias! Estou na lida espírita há 30 anos e até agora corre tudo dentro do plano divino!

    Curtir

  5. Fernando disse:

    A Europa falhou, os USA falharam e a árvore do Evangelho veio para cá. Mas isto é uma PROPOSTA da Alta Espiritualidade podendo ou não ser aceita.
    Tudo indica que estamos no caminho de falharmos também!
    Que Nação foi mais inspirada que a atual Israel ? O que houve lá há 2000 anos ? E eles falharam. Simples assim, conforme as Leis do Livre arbítrio.
    A proposta da implantação da Árvore do Evangelho pode perfeitamente seguir para outra nação.

    Curtir

    • Helio disse:

      o brasil não vai falhar, ele já falhou, olhe os desastres sociais de longo curso que foi provocado, perdemos tudo, direitos, estruturas governamental esta praticamente demolida, o crime domina o país junto com outras pervecidades em todos os aspectos, os valores sociais e familiares foram deteriorados e desconstruidos, isso e entre outras coisas bem sinistras e bizarras que vem acontecendo em nosso país, e você precisa do que mais para provar que este pais já falou???

      Curtir

      • Nelma Figini disse:

        O país não falhou, algumas pessoas sim falharam, a proposta é clara, alguns seguirão outros irão se perder. Paciência, atitude e estudo, a mudança íntima para o bem passa pelo crivo do nosso orgulho, aí complica.

        Curtir

    • Helio disse:

      já era camarada…

      Curtir

  6. João Roberto disse:

    Gostaria de saber como faço para ter esse seminário completo?

    Curtir

  7. Pingback: O Brasil é o coração do mundo e a pátria do evangelho? – Espiritismo, a razão face a face

  8. Pedimos às pessoas que leiam com muita atenção o artigo de mzanolini, no site da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PEDAGOGIA ESPÍRITA de forma a poderem fazer um juízo do programa aqui debatido e das opiniões expostas.
    Perante esses conteúdos a apreciação feita por mzanolini parece-me exemplarmente racional e do melhor nível do entendimento intelectual do espírito da pedagogia e da cultura, que são objectivos defendidos no valioso site da ABPE.

    Quanto do tema do coração do mundo e da pátria do evangelho, como é defendida pelo palestrante que o vídeo transmite, acho que no Brasil há esferas de opinião ditas “espíritas” de uma tão contraditória e arrebatadora visão das coisas, que confrangem, pelo sentido alucinante e alucinado que propõem do mundo, dos seus problemas reais, tão dramáticos como sangrentos.

    Onde pára a fé raciocinada, o sentido da verdade e da justiça, o rigor histórico e filosófico, a apreciação realista dos problemas sociais, a visão do progresso e da paz?

    ONDE É QUE UMA REALIDADE DESTAS PODERÁ CONDUZIR???…

    Este comentário está inserido no meu blogue “Espiritismo, a razão face a face”

    As melhores saudações a todos

    Curtir

  9. Adriana Jaeger disse:

    Amigo Maurício! Peço licença para discordar! No Brasil estão as piores e as melhores coisas do mundo! As piores (e se Haroldo mesmo se disse uma, deve ter lá suas razões, quem sou eu para discordar dele!) E também as melhores coisas do mundo! E eu já vi muita gente com essa intuição a respeito do Brasil, de que algo muito bom, está se fazendo aqui. Confio na “força profunda das massas”… não sei se por puro desejo de crer num futuro melhor para nosso país. Na força dos bons que aqui vieram, joio e trigo, que crescem juntos, creio residir na força dos bons (que quando quiserem, prevalecerão) esse futuro amoroso dos humildes.

    Curtir

    • mzanolini disse:

      Oi Adriana. É claro que toda nação busca uma narrativa que dê significado para a sua existência. Os Estados Unidos por exemplo, tem a ideia do Destino Manifesto. No Brasil temos a ideia do homem cordial (Sergio Buarque de Holanda), a ideia de uma nova Roma (uma nova civilização marcada pela miscigenação – Darcy Ribeiro), além de outras narrativas como a democracia racial, etc. Esses mitos fundantes tem seu lado bom e seu lado ruim, e cabe a nossa razão fazer a análise critica para não comprar um discurso que sirva apenas para alguns. No caso do mito que os espiritas construíram para o Brasil, o problema não é a visão de futuro otimista, nem o reconhecimento das qualidades únicas da nossa formação como povo. O problema é entender o espiritismo como um “sinal” dessa diferenciação, e entender os espiritas como os “verdadeiros cristãos”, e o país como “escolhido” por Jesus. Temos nossa singularidade e devemos sim celebrá-la, mas não somos nem piores (caídos) nem melhores (escolhidos) que nenhum outro povo do planeta.

      Curtir

  10. Pingback: Entre o Kardec dos acadêmicos e o Kardec dos espíritas – onde está Kardec? | Blog da ABPE

  11. Sandro da Costa Rodrigues disse:

    Argumentação extremamente coerente caro Maurício, continue contribuindo com suas reflexões e pensamento para a transparência das idéias espíritas!

    Curtir

  12. Pingback: Entre el Kardec de los académicos y el Kardec de los espíritas... ¿Dónde está Kardec? - ZonaEspírita.com

  13. Agathodaimon disse:

    Impressionante a presença de Haroldo Dutra em tantos eventos e canais espíritas. O cara está em quase todas… Na minha modesta opinião acredito que ele está constituindo, discretamente, uma carreira política, lá para 2022, quiçá para o executivo mineiro, para o senado ou mesmo a presidência da república. O uso do livro de Humberto de Campos faria parte deste projeto.
    O fato de apenas destacarem a fala de Haroldo não torna difícil deduzir o conteúdo do congresso. A julgar pelos demais participantes, o que deve ter predominado era a louvação do livro de Humberto de Campos, com pequenas variações.
    Vale lembrar o livro, infelizmente fora de catálogo, do historiador, geógrafo e jornalista espírita Erasto de Carvalho Prestes, denominado “Brasil: pátria do anticristo”, em que, em meados dos anos 1980, desconstrói o livro psicografado por Chico Xavier, com base em historiadores, sociólogos e economistas como Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior, Celso Furtado e outros. Além de denunciar o substrato roustainguista do livro.
    Para quem deseja ter uma ideia da bizarrice do “Brasil: coração do mundo e pátria do evangelho” há uma série de vídeos do Morel Felipe Wilkon demonstrando, ponto por ponto, a incoerência desta grotesca obra.

    Curtir

    • Bene disse:

      Excelente propositura – realista, verdadeira, operante e clara. Interessante as pessoas comentarem um algo: assunto, livro, etc, mas não procurarem outras linhas de raciocínio e abordagens críticas diversas, vêem um plano no planeta Terra e julgam o planeta como plano. Está aí a situação do nosso país, na esquina de um convulsão social ou guerra civil, lamentável e triste. Este é no YouTube, e também tem outro excelente que se chama: Caminhos do imaginário…no mesmo YouTube.

      Curtir

  14. MarioB disse:

    Infelizmente o Espiritismo, a “Doutrina Científica e Filosófica de consequências morais” na definição recorrente e exata de Kardec, foi transformada em Religião. Ao invés de ser ensinado e propagado pela firmeza dos preceitos científicos e filosóficos que dão consistência ao corpo doutrinário, deixou-se guiar por um conjunto de médiuns e suas visões particulares de cujas palavras ninguém nunca duvidou. Nossa cultura, muito dada ao aceitamento de novidades e azeitada por um contexto místico, acabou por elevar esses médiuns à categoria de novos santos. Por simples aclamação. Ao invés de ajudar a espraiar o conhecimento científico e filosófico trazido pelo espiritismo (como o era à época da Sociedade Espírita em Paris) com o objetivo de ser abraçado por outras doutrinas e religiões, como desejava Kardec, o espiritismo acabou aqui nas terras brasilis reduzido a um pequeno clube exclusivista com regras e verdades próprias inquestionáveis. A cereja no bolo deste imbróglio todo foi a destinação profética do país ao status de “coração do mundo”. Lembre-se que os espíritos iluminados que ajudaram Kardec a trazer as grandes Verdades sobre a nossa origem e destino, não deixaram de alertar sobre os perigos de se acreditar em profecias. E que a evolução dos povos não se dá por mágica, ou por “destinação”, mas por difícil esforço probatório coletivo. Podendo, entre outros, ser aferido pelo avanço e pela qualidade de suas leis. Diante disso realmente eu só posso concordar com tudo aquilo que o excelente artigo acima traz à reflexão. O Espiritismo, para evoluir, precisa sair das mãos dos médiuns (sem aqui desprezar sua importante contribuição) para ajudar a ser difundido por quem tenha efetiva capacidade intelectual de fazê-lo. Certamente uma tarefa difícil num país da pobreza intelectual como a nossa, mormente num momento em que somos provados em nossa capacidade de discernimento pela emergente era dos fake news.

    Curtir

  15. Alline disse:

    A alguns dias , ouvi na Rádio Boa Nova o que se entendia por “Pátria do Evangelho”.
    Pelo que eu entendi, se resume na construção de valores e ação fraterna, que compete a todos nós, moradores do Brasil.
    Outros povos, já alcançaram uma melhora significativa nesse sentido, é só pesquisar o ranking de melhores países para viver ou povos mais felizes do mundo.
    Não sei porque, mas tenho a impressão que seus argumentos tem mais uma carga de ressentimento do que compreensão de que cada povo se encontra em um ponto diferente de evolução.

    Curtir

  16. Alline disse:

    O mais legal é ver que em qualquer linha de pensamentos sempre haverá contraditórios…pois isso é tipicamente humano.
    Agora, o dedo na ferida é saber o quanto somos de fato solidários com o próximo no dia a dia…
    Se conseguirmos olhar para nós mesmos e dizer que está tudo certo, já vai ser excelente.
    Mas não é assim…
    Estamos caminhando, cheios de falhas…mas se formos honestos conosco e se formos capazes de guardar para nós aquilo que nos ajuda a crescer…
    Aí seremos capazes de diminuir nossa vã vaidade e deixar transparecer o melhor de nossas filosofias, pensamentos e ação.

    Curtir

  17. Alline disse:

    O mais legal é ver que em qualquer linha de pensamentos sempre haverá contraditórios…pois isso é tipicamente humano.
    Agora, o dedo na ferida é saber o quanto somos de fato solidários com o próximo no dia a dia…
    Se conseguirmos olhar para nós mesmos e dizer que está tudo certo, já vai ser excelente.
    Mas não é assim…
    Estamos caminhando, cheios de falhas…mas se formos honestos conosco e se formos capazes de guardar para nós aquilo que nos ajuda a crescer…
    Aí seremos capazes de diminuir nossa vã vaidade e deixar transparecer o melhor de nossas filosofias, pensamentos e ação.
    Agora, resumo minha opinião: Seus artigos tem mais cara de “caça às bruxas” do que uma crítica somente.
    Toda religião ou filosofia tem problemas, pois são reflexos da construção humana, seja encarnada ou desencarnada.
    O que sabemos é que nossa capacidade de amar , de fato está em lenta construção.

    Curtir

  18. lilasceo disse:

    Belo texto. Estou adorando o blog, sou estudante de humanidades e espírita, frequentando a feesp e estudando sempre me questionei sobre algumas posturas da casa e me perguntei aonde estariam outros questionadores. Estou muito feliz de encontra-los aqui!

    Curtir

  19. GARRU JOAO LUIZ GARRUCINO disse:

    Acho que se o Brasil ainda não melhorou quanto a chegar a um paraíso ou uma melhor situação quanto a ética e qualidade isto se deve quase que exclusivamente aos próprios kardecistas na medida em que meteram os pés pelas mãos ao terem virado igreja ou religião, inclusive com vaticanos como o da FEB e suas milícias da USE nos Estados, e as federadas estaduais e grandes instituições todas supostamente espiritas mas igrejistas, nada diferente das velhas igrejas católicas e evangélicas, na verdade repetindo em tudo os imperadores romanos copiando tudo dos que mataram Jesus sem tirar e nem por.

    Comprovei em minhas pesquisas na relação da foto de perfil que se este kardecismo alienado e sem ciências, história e filosofia, e até sem espíritos de fato, contrariando o Kardec, o espiritismo, os espíritos, e Deus e Jesus, nada diferente das velhas igrejas do cristianismo romano, tivessem resgatado o cristianismo primitivo, como resgatamos, sobretudo do grupo mais próximo de Jesus, o de Maria Madalena e Tomé, ela a principal apóstola, cujos manuscritos do Egito foram divulgados ao mundo creio em 1947, e se desde esta época o kardecismo tivesse sido coerente com o espiritismo ciências, história e filosofia, e algo amplo, fraterno e universal, certamente tudo já teria mudado no Brasil em uma revolução de ética e qualidade enorme.

    Pois vemos agora que com Jesus não tinha nada disto que as religiões todas tem, inclusive o kardecismo, ou vaticanos e doutores da lei e verdades absolutas, ou ideologias religiosas colocando cabrestos nos cidadãos ou pregando rótulos das igrejas na testa dos cidadãos e com isto claramente violando a lei maior de Deus, a do livre arbítrio.

    E vemos que neste grupo citado acima os cidadãos podiam tudo com Jesus, eram livres pensadores, questionavam, pesquisavam, filosofavam, meditavam como no budismo, e buscavam o autoconhecimento, o que considerado democracia e liberdade de fato que nem temos ainda até hoje, dois mil anos depois, pois tudo isto faz parte da lei de Deus do livre arbítrio para sermos totalmente livres dos controles ou cabrestos dos homens deste mundo ou dos doutores da lei e seus templos materiais ou de pedra manipulando as massas como gado para terem funções ou negócios ou poder, as custas das massas manipuladas como gado, como pacote, vegetal ou repolho, otária, mala ou pacote, múmia paralítica, robô ou zumbi ou poste.

    E sabiam estes cidadãos do grupo que os caminhos para a evolução são individuais e conforme o esforço e o mérito de cada um como sempre foi nas leis de Deus que não criou sequer uma folha igual a outra e muito menos dois seres humanos iguais, ficando claro que com Jesus nem existia a picaretagem de salvação coletiva ou de baciada que as igrejas vendem, ou verdades absolutas e caminhos únicos que até o kardecismo de certa forma vende, embora mudando a maneira de falar ou a teoria, mas no fundo repetindo em tudo a velha igreja católica de onde a enorme maioria acabou saindo o que revela que apenas mudar de teoria na cabeça, ou crenças, não significa absolutamente nada quanto a maturidade emocional e afetiva, psicológica e espiritual, e continuam presos do lado esquerdo do cérebro ou no teórico ou racional ou intelectual apenas ou na punheta ou masturbação mental apenas igual as velhas igrejas medievais.

    E neste grupo viviam apenas em grupos fraternos ou sem chefes ou hierarquia que são os doutores da lei e seus vaticanos. O que havia nestes grupos fraternos era o respeito a todos e a quem sabia mais, ou apenas a autoridade moral, e não de cargos oficiais de diretores, palestrantes, oradores, como tem no kardecismo, nada diferentes dos padres ou pastores, bispos ou cardeais ou papas ou coronéis.

    Então resgatando como as coisas eram de fato diretamente com Jesus fica claro que este kardecismo meteu o pés pelas mãos e ficou perdido e sem rumo, ao também fabricar uma ideologia religiosa ou igreja, repetindo em tudo os imperadores romanos e os que mataram Jesus meio que vendendo passagens para o céu, tentando corromper Deus nos templos dos homens deste mundo, mas violando a lei maior de Deus a do livre arbítrio ao amarrar os cidadãos como vaca ou cavalo na cerca de um curral ou estábulo ou besta quadrada, e violando não apenas as ciências, a história e a filosofia, os espíritos e o espiritismo, e Kardec mas inclusive Deus e Jesus que a física quântica explica melhor agora como podemos ouvir nos vídeos do Hélio Couto com mecânica quântica.

    Hoje até separo a igreja kardecista do que seja de fato o espiritismo da nova era com ciências, história e filosofia, e algo amplo fraterno ou universal, ou metafísica, e não existe nada diferente entre o espiritismo e a metafísica, mas agora tudo explicado e comprovado pela física quântica sendo ridículo toda a masturbação mental ou alienação dos kardecistas igrejistas.

    E Camille Flamarion afirmou em discurso no enterro do Kardec que espiritismo é ciências e não religião, o que achamos coerentes e lógico e racional.

    Se desde os primeiros momentos em que os manuscritos do Egito foram divulgados o kardecismo tivesse resgatado respeitando Deus e Jesus e as ciências, a história e a filosofia, certamente o kardecismo não teria tomado este rumo igrejista travado e em águas paradas, estagnadas, dos vaticanos e doutores da lei e verdades absolutas, e imediatamente teriam começado os grupos fraternos as centenas ou milhares ou milhões no Brasil e no mundo, com desobsessões e agora a apometria, com bons médiuns, livremente pela sociedade, nos lares, locais de trabalho, escolas, fábricas, zona rural, cadeias, etc., e rapidamente teria chegado aos quatro cantos do Brasil e o povo em geral mesmo que ainda com o rótulo ou cabresto das velhas igrejas, e isto de nada importa para os espíritos, pois do outro lado nem existe ideologias entre os espíritos elevados e do bem e da luz, sendo coisa meramente das crenças ou ilusões humanas da matéria ou do materialismo reinando no mundo ainda, inclusive graças ao kardecismo, deturpando o espiritismo ciências, ou Deus e Jesus, a física quântica, neste caso o Brasil já poderia ter chegado a uma situação melhor de consciência das realidades imortais das leis de Deus quanto ao espiritismo ou metafísica ou física quântica, e nem haveria mais os problemas que ainda vemos devido puramente em primeiro lugar as religiões todas, inclusive o kardecismo, como os crimes e violência, estupros, fome e miséria, favelas e periferias, guerras e terrorismo, guerras civis e atentados, corrupção generalizada, e a exploração dos seres humanos e do meio ambiente, em selvageria e barbárie ou idade média ainda e não apenas no Brasil mas no mundo com a atual ditadura global das 3 ideologias materialistas fabricadas pelos capetas do outro lado dominando tudo ainda, as religiosas, as politicas e as econômicas, como sendo a besta ou anticristo conforme nossas pesquisas na foto de perfil ou de capa.

    Eu nunca mais compareci as supostas palestras espíritas pois mais parecem pastores pregando, faltando apenas gritarem e pedirem dinheiro, pois presos praticamente somente no lado igreja ou nos textos do grupo paulino que agora sabemos já tinha deturpando também tudo após a morte de Jesus, mesmo antes do imperador romano criar a igreja e a bíblia no século III, pois no século II na Grécia, já tinha até bispo mandando queimar os textos que ele não gostava, contrariando totalmente Jesus e as leis de Deus sobretudo a do livre arbítrio, enfim este grupo paulino depois de Jesus já tinha também vaticanos e doutores da lei copiando o templo que matou Jesus.

    A ultima vez em que estive num evento no kardecismo foi na FEESP em 2005 num Congresso Espírita com a presença da ABRAPE, e adorei as presenças de dois pesquisadores sérios da USP a Ana Paula Brum e um outro acho que Mario alguma coisa, mas depois disto parece que podaram a Abrape e nunca mais voltaram e sabemos que este vaticano excomunga todos que não rezam por suas cartilhas repetindo em tudo a igreja, como costumava denunciar o Alamar Regis em seus textos pela internet, citando até nomes de oradores, pesquisadores, médiuns e autores de livros colocados no index de excomungados mas todos gente séria e honesta e pesquisadora de fato conforme Kardec e o espiritismo ou coerentes com as ciências, a história e a filosofia e Deus e Jesus ou com a lei do livre arbítrio que todas as religiões violam como agentes dos capetas.

    Achei coerente o texto e confirma meus textos das pesquisas na relação da foto de perfil ou de capa da minha página detonando este vaticano kardecista e seus doutores da lei fundamentalistas nada diferente das velhas igrejas, inclusive com as cinco mensagens do espirito que foi presidente da FEB alertando este meio ou antro trevoso e obsedado.

    Curtir

  20. Iuri Fernandes de Oliveira disse:

    Excelente texto, condizente com aquilo que entendo ser a Doutrina Espírita.

    Curtir

  21. Jose Peres disse:

    Nunca vi tanta besteiras juntas em um só espaço, aliás quem mais padeceu nas mãos dos algozes de outrora e dos de agora foi nosso querido Chico Xavier, que através da sua extraordinária mediunidade, teve a coragem necessária de trazer as mensagens isentas do plano espiritual mesmo que isso trouxesse insatisfações á muita gente, mesmo porque o plano espiritual, não esta para agradar ninguém em particular, mas sim, nos convidar ás reflexões, único caminho que poderá nos trazer o conhecimento, nos caminhos da evolução.

    Curtir

    • mzanolini disse:

      Olá José! Uma pergunta pra você – será que Kardec, diante dos escritos psicografados por Chico Xavier (ou por qualquer outro médium), entenderia esses textos como mensagens isentas do plano espiritual e as acataria, ou ele faria uma leitura crítica, compararia esses textos com outros de outros médiuns e descartaria o que poderia ser considerado apenas a opinião de um ou de outro espírito?
      Criticar mensagens psicografadas por médiuns foi essencial para a construção do Espiritismo, e continua sendo essencial se quisermos nos dizer espíritas.

      Curtir

  22. Rogério Braga disse:

    Tanto no Novo Testamento quanto nos cinco livros da codificação espírita, não há margem para que uma parte do mundo, uma nação seja o baluarte do evangelho. Jesus disse para os apóstolos, ide pregar em todo o mundo e fazei discípulos.

    Curtir

  23. André goes disse:

    Se analisarmos as obras básicas dos espiritismo e os fatos ocorridos nos séculos passado, veremos que a comunicações espirituais nada tiveram a ver com o cristianismo romano.
    simplismente elas ocorreram. Se fosse com base cristã, iriam se manisfetar nas igrejas que tanto pregam o cristianismo.
    O grande problema é que o Brasil é um país cristão desde sua colonização.
    As raízes cristãs ainda são fortes aqui.
    Se comparar as comunicações recebidas por kardec com as recebidas por chico, verão que os espíritos que se comunicaram com Chico foram todos católicos, ou seja, todos dogmatizados.
    Emmanuel diz ter vivido ná época em que os romanos inventaram a política do cristianismo. Diz, também que foi o padre manuel da nóbrega. Ou seja, um espírito desencarnado com dogmas católicos. Sendo o chico católico, foi influenciado por emmanuel a pregar o catolicismo de maneira diferente. Colocando o umbral no lugar do inferno, nosso lar como o paraíso e muitas outras coisas. E isso tudo foi aceito sem passar pelo crivo da razão!!!
    Segundo a obras base, o espírito não evolue só pq desencarnou, ele leva contigo os vestígios de sua vida anterior e emmanuel sempre foi cristão romano.
    E depois de tantos escritos dele através do chico e tanta admiração que os espíritas brasileiros tem por ele, o Brasil está se tornando sim a pátria do evangelho, pois Emmanuel fez seu dever de casa.
    Se emmanuel encarnou como afirmou o Chico, ele vai encontrar um povo alienado pelos seus escritos e vai admoestá-los.
    O espiritismo brasileiro nunca utilizou das premissas que kardec pontuou sobre ter uma evidência mais verdadeira das mensagens mediúnicas, muito pelo contrário. O espiritismo brasileiro propaga a fé católica romana, pois utiliza a mesma bíblia para justificar o ser humano e assim aceitando todas as mensagens de espiritos fanaticos religiosos que ainda circundam nossos país.

    Curtir

  24. William disse:

    Sim. Para entender esta afirmativa deve-se ter um conhecimento profundo das raízes espirituais ancestrais deste lugar chamado e os acontecimentos históricos contemporâneos deste torrão chamado Brasil. Deve-se ir além das fronteiras do espiritismo.

    Curtir

  25. Pingback: Podemos comemorar o fim do roustainguismo na FEB? | Blog da ABPE

  26. Paulo Henrique da Silva braga disse:

    Jesus andava entre os leprosos, prostitutas e todos os excluídos. Ele não veio pros sãos. Então tá muito claro o que disse haroldo. O Brasil é um hospital-escola. Somos todos internados. Estamos aqui para nos curar, aprender e crescer. Lógico que a evolução se faz em qualquer lugar que se encontre, mas o trabalho de evangelização e cristianismo se deu continuidade nas terras brasileiras. Não há como discordar que o maior trabalho de fraternidade e altruísmo no mundo é o da doutrina espírita.

    Curtir

  27. Erico disse:

    Bom… discordo totalmente basta ligar a TV… e vemos que a teoria de Chico vai por agua abaixo aqui é o manicômio do mundo

    Curtir

  28. Francisco Limeira disse:

    Muita paz a todos!

    Curtir

  29. Os ensinamentos de Jesus mostram que não existem povos ou locais escolhidos e distintos em termos de evolução espiritual.
    Em função disto, me parece ufanismo tratar o Brasil como pátria escolhida, mesmo reconhecendo o importante trabalho de médiuns como Chico Xavier.
    Embora considere que esta retórica possa despertar mais as pessoas daqui para o estudo do evangelho, então neste aspecto parece ser positivo, existe um mercantilismo em torno deste tema que foge dos propósitos cristãos, sendo portanto totalmente negativo este nacionalismo.
    O ideal é que não se use desta manipulação para as pessoas buscarem a Deus e que as pessoas busquem a reforma íntima por ideais próprios.
    Embora tenha um sentimento de desconforto, ao verificar a exploração do espiritismo para fins mercantilistas, algumas vezes usando até a figura de Chico Xavier (exemplo disto: pessoas que tiveram uma proximidade com o Chico em vida, agora divulgando o que supostamente ele teria revelado na intimidade e fazendo uso disto para benefício próprio e para fins não justos), uso a racionalidade para me tranquilizar com base na expressão que considero que retrata muito bem a justiça divina “a cada um segundo suas obras”.
    Mas de qualquer forma, acho muito salutar para a defesa de um espiritismo como fé raciocinada questionar esta veneração irreal do Brasil e a idolatria de Chico Xavier que vem ocorrendo ultimamente.

    Curtir

  30. Sebastião disse:

    Efetivamente, o Brasil não é o coração do mundo e nem a pátria do evangelho. Tudo está em construção. E só se constrói com trabalho que tem de ser coletivo, objetivando a justiça social!

    Curtir

Deixe um comentário