O erro de Nosso Lar e nossas posturas anti-espíritas

57ee9ae218181376f8f6d204e6c2b701

Algum tempo atrás, o escritor espírita Sérgio Aleixo fez o favor de compartilhar, nas redes sociais, uma curiosa comparação entre o comentário de São Luís, guia espiritual da Sociedade Espírita Parisiense, na Revista Espírita de junho de 1858, sobre o caso do Suicida da Samaritana, e a postura de Kardec sobre o suicídio. São Luís afirmava, na revista, que qualquer espírito suicida ficaria ligado ao corpo até o término daquela que seria sua vida natural:

Allan Kardec: Tal estado sobrevêm sempre ao suicídio?

São Luis: O espírito do suicida fica ligado ao corpo até o termo dessa vida. A morte natural é a libertação da vida: o suicídio a rompe por completo.

Entretanto, no livro O Céu e o Inferno, de 1865 (parte II capítulo V), Kardec aparece explicando que não existe regra absoluta e uniforme nos meios de “punição” para os suicidas:

 A sensação dos vermes e da decomposição do corpo não é privativa dos suicidas: sobrevem igualmente aos que viveram mais da matéria que do espírito. Em tese, não há falta isenta de penalidades, mas também não há regra absoluta e uniforme nos meios de punição.

Uma primeira coisa que chama a atenção nesse caso é a naturalidade com que Kardec reformulou suas ideias, através da observação. Existem vários casos desse tipo: O pesquisador Alexander Moreira Almeida, professor da UFJF, também destacou, em uma de suas palestras na Liga dos Pesquisadores do Espiritismo, que no Livro dos Médiuns afirma-se que não existe o fenômeno de obsessão através da possessão de um outro espírito pelo corpo de um encarnado. Em A Gênese, por outro lado, Kardec diz que existe, sim, o fenômeno da possessão. A chave para a compreensão do problema está na Revista Espírita, onde Kardec coloca que a afirmação anterior teria sido prematura, e que mais observações no grupo mediúnico conduziram a outra conclusão.

Esses casos explicitam a dimensão aberta da filosofia espírita desenvolvida por Kardec. Existe uma grande diferença entre achar que sua proposta foi uma mera filosofia dos espíritos, copiada num caderno, e entender que ela foi, de fato, uma filosofia em diálogo com os espíritos, que podiam inclusive ser contestados. Mais do que a naturalidade de revisar suas próprias posições, o caso com São Luís destaca que Kardec revisava, relativizava e não aceitava o argumento de autoridade nem mesmo do guia espiritual da própria sociedade espírita da qual fazia parte. E quando pensamos em quem foi São Luís em vida, um rei cristão que fez a única cruzada contra outros cristãos, os cátaros, podemos com mais segurança quebrar a ideia fixa de que os espíritos com os quais nos comunicamos mediunicamente são sábios incontestáveis.

Como num diálogo com qualquer pessoa, na mediunidade devemos ouvir o outro que se manifesta, buscando um olhar compreensivo, empático, mas também crítico. E isso ainda temos que construir em nossa mentalidade espírita. Curiosamente, não levamos a sério instruções do Livro dos Espíritos de que a riqueza deve ser acumulada coletiva e não individualmente, e (felizmente) ignoramos instruções ultrapassadas de uma senhora simpática de Nosso Lar que critica as mulheres que escolhem trabalhar fora de casa; entretanto, absolutizamos conceitos de Kardec como o de punição nas reencarnações, ideia incompatível com a concepção geral de espíritos simples e ignorantes em vivências reencarnatórias educacionais que propiciam a evolução. Se não revisarmos a ideia de que Deus pune, temos que assumir um Deus pior que uma mãe mediana na Terra, ao punir um filho que está com dificuldade de aprender algo.

Além disso, ainda hoje no século XXI pensamos em termos de níveis de evolução moral totalmente individuais, descolados da coletividade, ignorando todo o acúmulo da psicologia e da sociologia que nos mostram como somos enraizados em lógicas e práticas econômicas, educacionais, culturais em geral, injustas e opressoras, sem que ao menos nos demos conta disso. Como diria Drummond, somos os inocentes do Leblon, cúmplices de um sistema social nada inocente, que produz, em certa medida, as distorções morais que são os roubos, assassinatos, abusos e etc., que criticamos como fruto da pura maldade individual dos criminosos.

Para piorar, há casos em que noções como a de mérito individual e bônus-hora, recursos pedagógicos de uma coletividade de espíritos descrita no livro Nosso Lar, são consideradas por alguns espíritas como Leis Universais! Se os espíritos de Nosso Lar, ou os espíritas brasileiros do século XXI, pudessem ler o que disse Pestalozzi sobre a moralidade no século XVIII, teriam atualizado suas teorias ao perceber que a verdadeira moralidade não se radica nas regras sociais com suas recompensas e punições, e que, por isso, barganhas na educação são no mínimo, neutras, e, provavelmente, prejudiciais ao desenvolvimento moral. Pessoas que desenvolvem uma ética do tipo punição e recompensa tendem a acomodar-se em sistemas sociais prontos e fechados, ao invés de desenvolver a moralidade de forma criativa e autônoma, e são mais propensas a se venderem com base no cálculo de utilidade, o que, do ponto de vista da coletividade, é desastroso.

Afinal, pessoas como Jan Hus, Kardec, e, extrapolando, Jesus, não são personalidades que buscaram caminhos de recompensas materiais ou sociais na Terra. Pelo contrário, romperam com padrões sociais e tinham plena consciência de que enfrentariam punições, mas sua moralidade se radicava em ideais acima de recompensas e punições geradas por leis ou mecanismos de sanção social ou de mercado. É preciso reconhecer que o sistema de bônus-hora de Nosso Lar, bem como nossas práticas educacionais atuais, precisam ampliar-se para o desenvolvimento de uma moralidade de princípios, não meramente utilitarista. É preciso reconhecer também que o próprio Kardec dialogou com os avanços teóricos de seu tempo, e previa a abertura do espiritismo a isso. Vamos aplicar seu método aos seus próprios textos, e às obras mediúnicas que vieram depois?

Litza Amorim

Esse post foi publicado em Pedagogia Espírita e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para O erro de Nosso Lar e nossas posturas anti-espíritas

  1. Ergo cogito, ergo sum (Eu duvido, logo penso, logo existo).

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tiago Vinicius disse:

    Ganhei meu dia ao ler esse texto! Muito obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Dubito, ergo cogito, ergo sum: “Eu duvido, logo penso, logo existo”

    Curtido por 1 pessoa

  4. Grato pela atenção, Liza; e parabéns pelas reflexões a que nos convida. Lembrou-me o que Kardec disse em “O que é o espiritismo”; os espíritos são o que são, uma realidade da qual não devemos exigir o que não lhe cabe oferecer-nos: uma ciência já pronta e acabada.

    Curtir

  5. Maria da conceição do nascimento gomes disse:

    Grande e bela contribuição ! Percebo uma renovação sempre constante dxs colegxs. Parabéns!

    Curtir

  6. Antonio José disse:

    Parabéns pelo texto brilhante que me renova as esperanças que confesso já havia perdido quanto ao futuro do espiritismo. Permita-me apenas acrescentar que, no meu entendimento, o bônus hora é, ou era, um mecanismo de recompensa pelo esforço individual. Não encontrei nenhum relato de ganhos de bônus hora baseado no trabalho alheio, ou seja, não encontrei referência à mais valia na obra de André Luiz.
    Abraço

    Curtir

  7. ZILMMA SANTIAGO disse:

    SIMPLESMENTE PERFEITO

    Curtir

  8. Anderson disse:

    Nosso Lar não é descrita como uma comunidade avançada, mas local de transição, que auxilia e ampara almas ainda “terra a terra”. Penso que o erro ocorre se as pessoas entenderem que o modelo descrito como sendo utilizado em Nosso Lar fosse “o modelo espírita de educação” ou de sociedade. As sociedades extrafísicas funcionam mais como cidades -estados e não como um modelo universal e único. Isso por que sua função é clara: dar as almas condições de se adaptarem a vida extrafísica recém-chegada, dar rudimentos básicos de cidadania para brasileiros desencarnados, brasileiros que, como bem sabemos, são rudes, preconceituosos, iletrados e individualistas, não se enxergando como nação e graças a formação da sociedade brasileira escravocrata e rapinadora, um país em que seus habitantes , na maioria não se enxergam como cidadão ou como sua pátria. Simplesmente “estamos”…

    se é assim agora, pensemos, nos anos 40.

    E os conceitos da personagem anti-feminista citada, conceitos típicos da sociedade brasileira nos anos 40, também não se configuram em “a visão espírita sobre…” é apenas a visão de um espírito sobre um tema. Visão datada. Presa a sua época e cultura. Em história percebemos que os sujeitos históricos quase nunca ultrapassam as mentalidades de sua época. Raros foram aqueles que conseguiram ultrapassar o zeitgeist para olhar em ombros de gigantes valores novos. A personagem do livro apenas confirma algo que Kardec já havia percebido: os espíritos não se tornam mestres da sabedoria divina por que desencarnaram, boa parte continua mantendo consigo as ideias e percepções que tinham quando encarnados.

    O artigo da autora auxilia ao espírita começar a entender que a Doutrina espírita não se radica em apenas um livro ou na opinião de um espírito e que os espíritos muitas vezes tem opiniões limitadas sobre os assuntos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Dora Incontri disse:

      Muito bem posto seu comentário! Obrigada!

      Curtir

    • Adriano Ferraz Franson de Souza disse:

      Obrigado por seu comentário! Meu pensamento de expandiu com o texto e em seguida segurou o entusiasmo com o seu comentário, ótimo para reflexão!

      Curtir

    • Litza disse:

      Ótimo comentário, é isso que tbm penso.

      Curtir

    • Solange disse:

      Anderson, obrigada por seu comentário! Seu esclarecimento foi muito pertinente, aliviou e auxiliou o meu trabalho nos comentários… Sabemos que temos que caminhar junto com o campo científico e isso porque ainda não somos evoluídos o suficiente para somente Amar, temos que nos instruir muito ainda para evoluirmos por meio da inteligência e moralidade e alcançarmos o progresso ao qual estamos predestinados! Formadores de opiniões devem ser cautelosos para não segregar ao invés de agregar…

      Curtir

  9. Renato disse:

    Ótimo texto !!!

    Curtir

  10. ramadrigo disse:

    Ótimo texto! Gostei muito da página, estava precisando mesmo ler conteúdo espírita crítico. Precisamos sempre atualizar a doutrina, bem como os termos. Afinal, o próprio Kardec disse: se ficarem entre a ciência e o espiritismo, optem pela ciência.

    Curtir

  11. vani aparecida andrade moreira disse:

    Gostei muito do texto e os comentários ajudaram mais a esclarecer as dúvidas. Estou estudando novamente as obras de André Luiz. Aguardando mais esclarecimentos referente à obra.

    Curtir

  12. SEMI ANIS SMAIRA disse:

    Bonita, inteligente e talentosa, essa menina está com tudo! É isso aí, Litza! Certos dirigentes espíritas, bastante conhecidos por nós, deveriam estar lendo isto e, esperemos, se convencendo do seu conteúdo, especialmente no tocante às mensagens recebidas mediúnicamente, que, até mesmo o próprio Kardec criticava, quando não duvidava, passando pelo crivo da razão.

    Curtir

  13. Pingback: O erro de Nosso Lar e nossas posturas anti-espíritas (Litza Amorim) – Blog Dan

  14. Ótimo texto da Litza e ótimos comentários também, principalmente o do Anderson. De fato, precisamos entender que Nosso Lar não é a colônia das colônias. É apenas mais uma, com suas dinâmicas próprias. E como é bem terra a terra, conforme um dos comentários, decerto há outras ainda mais evoluídas e espiritualizadas. Anderson foi muito feliz ao ressaltar que NL recebe, majoritariamente, o povo preconceituoso, machista, moralista e pouco afeito à realidade da vida após a morte. Mas como foi uma obra publicada na década de 40 do século 20, não devemos levar ao pé da letra a opinião desse ou daquele habitante, mas sim, estudar a dinâmica além-túmulo pela qual André Luiz passa.

    Curtir

  15. Antonio José Pereira disse:

    Excelente reflexão. Lembrando que no caso do Bonus-hora, há ou parece haver uma importante evolução em Nosso Lar, não vi registros de mais-valia, ou seja, ninguém ganha bônus através do trabalho dos outros.

    Curtir

  16. Bruno disse:

    Oi, tudo bem?
    Estou lendo o livro Nosso Lar e fiquei absolutamente chocado com a crítica que o livro trás ao feminismo e a distinção que os espíritos de tal plano espiritual fazem entre tarefas femininas e masculinas. Como se essa sociedade astral fosse, no fim das contas, uma alusão à nossa própria sociedade, numa visão ultrapassada dos dogmas sociais da década de 1940, quando o livro foi escrito. O livro trás uma distinção entre funções femininas e masculinas, sendo às mulheres responsáveis a cargos relativos à paciência e, aos homens, funções de escritórios. Achei tudo tão descabido, sendo q hoje ja temos inúmeras mulheres bem sucedidas em cargos anteriormente exclusivo para homens e também o contrário. Fica difícil admitir que um plano espiritual evoluído seja construído através dos parâmetros do nosso falido sistema social. É desestimulante acreditar num Deus que pune e recompensa, como você mesma destacou, como uma mãe mediana?que pune severamente o filho que não aprendeu a lição de casa direito. Parece muito mais um Deus católico temeroso do que um Deus justo e compreensivo. Além disso, são citados chefes tiranos e workaholics, necessidade de acúmulo de bônus horas como se estivéssemos num sistema capitalista ultrapassado. Fiquei muito angustiado com isso tudo e, em desacordo com as escritas e sem ter com quem debater tais incongruências, fui pesquisar na internet. Infelizmente, encontrei apenas esse texto falando sobre isso, o que reforça ainda mais a aceitação incontestável das pessoas sobre o q dizem na doutrina espírita, o q considero lastimável. Obrigado pelo texto.

    Curtir

    • litzaamorim disse:

      Olá Bruno! Obrigada pelo comentário! Dê uma olhada também no comentário do Anderson. Hoje penso que realmente Nosso Lar é somente uma descrição de um ponto de vista, de uma agremiação de espíritos com muitas limitações (históricas, políticas, psicológicas,etc). Abraços!

      Curtir

  17. Dayenne disse:

    Eu achei o artigo bem progressista. Sutilmente social-democrata/socialista.
    E anti-doutrinário. O autor acha ultrapassado o “Aquilo que plantar, isso colherás”.
    Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 ACF.
    Quando se diz que algo é ultrapassado, é ultrapassado em relação a quem? O que para uns pode ser ultrapassado, para outros não é.
    O autor do texto diz que São Luis (em 1270) foi um cruzado contra os cristãos (acho que não existe cruzada contra cristãos, mas contra muçulmanos). Depois de 600 anos ele aparece como um orientador da Sociedade Espírita.
    Até onde sei, as duas Cruzadas que ele empreendeu foi contra os Islâmicos e não contra os cristãos, que ele protegia como se fosse uma missão divina.
    Kardec além de codificador também era um aprendiz de Espiritismo e poderia mudar de idéia com liberdade. Não esperamos é que os Espíritos da Codificação mudem de idéia em pontos fundamentais da Doutrina e um ponto fundamental que aparece em todos os livros da codificação é “recompensa-punição” e não consta que mudaram de opinião. O que acontece é que o autor interpreta o “recompensa e punição” espírita fora do contexto espírita, usando conceitos que não são espíritas.
    E “recompensa-punição” não se aplica mesmo a espíritos simples e ignorantes e sim para espíritos como nós da Terra que já passamos da fase da ignorância a muito tempo.

    Curtir

    • Dora Incontri disse:

      Dayenne, só a título de esclarecimento, sim, São Luis promoveu a Cruzada contra os cátaros, “hereges” cristãos do sul da França. E sim, nós temos que fazer uma releitura do espiritismo a partir de perspectivas mais abertas e progressistas. O próprio Kardec nos autorizou a isso, porque ele indicava que espiritismo era uma filosofia aberta, “sem os prejuízos do espírito de sistema” e que ele poderia ser modificado, segundo o progresso da ciência.

      Curtir

    • Dora Incontri disse:

      E mais… ele próprio nos ensinou a relativizar o que vinha dos Espíritos, que não são possuidores de toda a sabedoria. São seres como nós, sujeitos a erros históricos e condicionamentos culturais. Espírito puro, entre os que participaram da obra de Kardec, só o Espírito da Verdade.

      Curtir

Deixe um comentário